Como diz o título, são fragmentos da minha vida, alguns fatos marcantes, importantes, da rotina. E, é claro, como na minha vida existem várias pessoas, esse blog vai acabar virando "Fragmentos de várias vidas". Espero que seja divertoso!



Procurar no blog

quarta-feira, 30 de março de 2011

Não lembro o título...

Não sei porquê, mas me lembrei de um poema. Não lembro o título nem o autor, porém decorei quando eu estava, sei lá, na quarta ou na quinta série...

Ditinha, nossa doméstica,
É muito esperta e lampeira,
Mas às vezes, francamente,
Comete alguma besteira.


Certa vez, a mamãe,
Querendo fazer rabada,
Solicitou o auxílio
De nossa boa empregada.

Vá depressa ao açougueiro
E veja se não estaca
E pergunte ao seu Joaquim
Se ele tem rabo de vaca.

No caminho, então, Ditinha
Comelou a meditar:
"De uma pergunta como essa,
Seu Joaquim não vai gostar".
"A melhor coisa a fazer
É primeiro investigar.
Se ele tiver rabo de vaca,
Volto correndo contar."

Depois de uns trinta minutos,
Ei-la que surge afinal:
"Patroa, não pude ver,
Seu Joaquim usa avental!"

46 comentários:

Meire disse...

Também decorei esse poema, quando tinha a mesma idade que você. O título é "Essa, não", mas autor eu não sei.

Patrícia disse...

Também decorei essa quando estava no quato ano e até hoje lembro dela decor

camisetas personalizadas disse...

Olá!
Também lembro desse poema.
Muito legal saber que como eu outras pessoas lembra.
De vez enquanto eu conto para meus dois filhos.
Um grande abraço.

Adilson

Blog do armando disse...

me lembro também, andava procurando ele

Damaris fazendo crochê disse...

Também decorei, e me lembrei agora pouco, procurei no google e caí aqui.A histórinha é tão engraçadinha que todos acabam decorando.
Abraços.

jinacio@gmail.com disse...

Mais um que decorou essa!!
(até tive que declamara na 2ª série :) )

Unknown disse...

começo a pensar que há algo por traz disso, eu tenho essa história cravada na minha memória, e não esqueço por nada, também decorei na escola quando criança.

Unknown disse...

Estou com 48 anos...quando decorei tinha 7 anos...faz um tempinho em rsrsrs

Unknown disse...

Eu também decorei esse texto, não lembro o ano,mas como tenho 47 anos acredito que tenha sido na mesma época que todos os outros!

Lucimar Fonseca disse...

Nossa! Achei o poema!!!

Unknown disse...

É....acho que foi uma época muito especial....também tenho este poema na cabeça até hoje...

Emanuel Cesar disse...

Que delícia relembrar este poema. Tenho ele registrado em minha mente desde criança! O autor é o querido Walter Nieble de Freitas. Que epóca gostosa e que maravilha este autor que ainda mora na nossa doce lembrança.

GUSTAVO disse...

Pessoal, muito legal relembrar esse poema, para quem não lembra a fonte, possivelmente seja da cartílha CAMINHO SUAVE, que alfabetizou muitas crianças nos anos 70.
Abraços

Unknown disse...

E olha só que não sou a única a ficar com este poema na cabeça há mais de 41 anos...
Eu o aprendi na 3a. Série, mas confesso que não lembrava de tudo, pesquisei justamente para isso...

gerson disse...

Poesias para crianças Sergio Capparelli.

Anônimo disse...

Que legal encontrar tanta gente, como eu, que decorou na infância e ainda tem até hoje esse poema na cabeça. Estava procurando e encontrei também o Alô Cotovia do Manuel Bandeira, alguém decorou?

Unknown disse...

Ora ora ora, o que temos aqui. Estou com 56 anos e de tempos em tempos me lembro deste poema. Eu pensava que estava acontecendo só comigo.

Unknown disse...

Li esse poema em um livro do curso de Admissão, de uma de minhas irmãs,tinha uns 8 anos e nunca esqueci alguns trechos. Tenho,hoje, 55 . Eh, saudade !!!...

Unknown disse...

Também decorei e ensinei para os meus filhos...

Unknown disse...

Gente, vocês se lembram de " A carta e o índio"? É da nossa época também!

Unknown disse...

Estava almoçando em familia e contei esse poema da infancia. Como não lembrava dele todo procurei na web e achei. Muito legal!!!
Mas é importante contar junto que a Ditinha tb é uma pessoa de valor, que ajuda muito a sociedade, que deve ser respeitada e não é inferior a ninguém. Principalmente nos dias de hj.

Unknown disse...

Tenho 70 anos e tamém declamei, em uma festinha na escola, quando estava na 5a.série!

Unknown disse...

"Eu tambem fiquei com esse poema gravado em minha memoria, e hoje com a tecnologia digital, busquei e encontrei pessoas que perpetuam essas mesmas memorias".
Abraços todos.

Unknown disse...

Procurei e encontrei,nao recordava o autor nem a poesia inteira,mas quando li novamente veio tudo a minha mente na minha época de grupao.Grupo Escolar Professor Fabio Faria de Syllos.

Unknown disse...

Tenho 64 anos e aprendi com 10 anos,recitem numa festa de dia das mães,na escola que estudava,hoje em dia,não tem mais isso.

Unknown disse...

Que maravilha relembrar esse poema.Ditinha marcou em nossas historias,pena q hj as crianças nao sabem nem o q é poema,a menos q ensinemos,ensinei minhas filhas e agora minha neta.Que saudades!

Unknown disse...

Incrível eu támbem tenho esse poema gravado em minha mente,
Hoje aos 50 anos ainda lembro palavra por palavra. Sensacional 👏🏽👏🏽👏🏽

Santthiago disse...

Noooossa! Que nostalgia boa! Eu decorei isso lá em 1990, com 05 anos! Era de um livro ótimo que não lembro o nome. Guardo este e outros com carinho na memória.

Unknown disse...

A minha mãe me contava essa historinha quando eu era pequena... até que eu tbm decorei.

Unknown disse...

Eu li esse poema quando estava no 4°ano ,e até hoje lembro.
Sou explicadora e declamo para os meus alunos .
Muito bom

Unknown disse...

Nossa gente! Tenho 52 anos e nem acredito que achei pessoas que como eu conhece esse texto que ficou gravado na minha mente desde à infância. Não me lembro em que livro foi. Eu também ensinei para os meus filhos.

Unknown disse...

Também decorei quando criança, e nunca esqueci, bom saber que não sou a única!

Unknown disse...

Eu também decorei, nunca mais esqueci.

Antonieta disse...

Tenho procurado o Livro Simplicidade que tive quando pequena. Agora pesquisando na internet descobri essa poesia que fazia parte do livro. Adorei!!!!!

Unknown disse...

Decorei também aos 10 anos mais ou menos. Era no livro de gramática de Carolina ribeiro

ELIZABETE disse...

Nossa....sempre me vem à memória esse poema também..bom saber que tem tanta gente que lembra!
Época boa!

Unknown disse...

Verdade

Unknown disse...

Sei até hoje!

Unknown disse...

eu decorei tambem

Unknown disse...

Unha amada vó, falava pra mim e minha tia, oh tempos bom que não voltam mais...🤩🙏🙏💖

Unknown disse...

Também o havia decorado 😊
Acabei de achá-lo em um livro didático de português, impresso em 1975. Aqui diz que o título é "Essa não!" De Válter Nieble de Freitas (Folhinha de São Paulo, 5-1-64)

Unknown disse...

Kkkkkkk eu também, havia esquecido o nome da empregada. Lembrei!!!

Kelly Maria disse...

Além de decorar esse poema, também decorei "O fio da vida", de Gentil Braga e "Pardalzinho", de Manuel Bandeira. Saudade da minha infância..

Jasoni disse...

Também decorei, tava no Google tentando achar o autor e o livro, kkkkk já faz uns 40 anos que eu li na sala ...

Unknown disse...

Meu noivo pede para eu recitar esse poema que decorei quando estava na quarta série do grupo, ele ri muito...

Ere Mogetti disse...

Que legal, hoje também não sei o porquê esses versos voltaram à minha mente e recitei para meu marido, que achou muito engraçado. Porém, a memoria foi voltando aos poucos e faltavam algumas partes. Fui pesquisar e encontrei tua postagem e tantos comentários legais, muito obrigada!