Como diz o título, são fragmentos da minha vida, alguns fatos marcantes, importantes, da rotina. E, é claro, como na minha vida existem várias pessoas, esse blog vai acabar virando "Fragmentos de várias vidas". Espero que seja divertoso!



Procurar no blog

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Como usar o bom-senso (e a boa educação) nos ônibus Urubupungá que vão para Alphaville (baseado em fatos reais)!

Algumas dicas para não deixar as pessoas tão mal-humoradas e estressadas ;)

- Antes de subir no ônibus já pegue o cartão bom ou dinheiro. Não deixe para pegar quando chegar à catraca.
- Se você for pagar em dinheiro, olhe antes se tem dinheiro trocado (o motorista vai perguntar e se você tiver olhado, já vai poder dar a resposta em vez de ficar procurando moedas na bolsa/carteira).
- Sente na janela, assim você deixa a outra poltrona livre para a próxima pessoa que for entrar.
- Se você quer se sentar no corredor, procure poltronas cujas janelas já estejam ocupadas (a não ser que você tenha certeza de que é um horário que o ônibus vai vazio e que ninguém vai precisar sentar ao seu lado).
- Não deixe mochila/bolsa/sacola/etc ocupando o banco ao lado do que está sentado(a) (a não ser que você tenha certeza de que é um horário que o ônibus vai vazio e que ninguém vai precisar sentar ao seu lado).
- Se você entrar no ônibus e tiver que ficar de pé, vá para o fundo, não fique na frente dificultando a passagem de outras pessoas.
- Se você estiver de pé, deixe sua bolsa/mochila/sacola/etc na parte de cima (assim atrapalha menos quem for descer do ônibus).
- Leve sempre uma sacolinha para colocar o guarda-chuva molhado, assim você não molhará as pessoas do ônibus.
- Se você não conseguir sentar ao lado de seu (sua) namorado (a), não fiquem tentando se beijar, principalmente se houver pessoas de pé no corredor.
- Se o ônibus estiver cheio, você estiver em pé e vagar um lugar, sente-se; mesmo se você for descer logo. Lembre-se de que desocupar um espaço ajuda as pessoas que estão descendo.
- Se você está sentado no corredo e a pessoa ao seu lado for descer e pedir licença, levante-se; só ficar de lado não é dar licença à outra pessoa, principalmente se o banco da frente estiver deitado.
- Se você não vai descer no próximo ponto, continue sentado. Levante-se somente um ponto antes do seu, assim você não atrapalha quem quer descer.
- Se o ônibus estiver mega lotado, você não conseguir passar a catraca e alguém for descer, desça para dar licença à pessoa. O espaço é pequeno e se você ficar lá, espremido, vai ser difícil, embora não impossível, dos outros passageiros descerem.
- Se o ônibus estiver lotado e você estiver na fila para descer, sempre pergunte à pessoa da sua frente se ele (a) vai descer. Isso evita desespero (você não precisará passar a pessoa correndo e empurrando os outros) e gritaria ("Motorista! Espera! Eu vou descer").
- Leve fones de ouvido se quiser ouvir música.
- Não escute a música no último volume, porque senão os fones não servirão para nada.
- Não fique discutindo com alguém pelo celular durante a viagem. Deixa os outros passageiros sem-graça e/ou irritados (principalmente os que não conseguem dormir). Fale ao celular calmamente, como uma pessoa normal e civilizada.
- E o mais importante: seja gentil e educado (a) com o motorista e outros passageiros. Mau-humor só causa mais mau-humor e torna a longa viagem mais desagradável do que já é.

Nenhum comentário: