Como diz o título, são fragmentos da minha vida, alguns fatos marcantes, importantes, da rotina. E, é claro, como na minha vida existem várias pessoas, esse blog vai acabar virando "Fragmentos de várias vidas". Espero que seja divertoso!



Procurar no blog

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Dicas de viagem

Há alguns dias, uma menina do meu trabalho me pediu umas dicas de viagem, já que tenho viajado razoavelmente nos últimos anos. Então, achei que daria uma boa postagem aqui também. Espero que seja útil :)
Bom, vamos falar especificamente da preparação para uma viagem internacional.
A primeira coisa a fazer é tirar o passaporte. Para isso, deve-se entrar no site da Polícia Federal (http://migre.me/exjIC), preencher o formulário e agendar o dia para ir até a Polícia Federal (http://migre.me/exjFQ), pagar a taxa GRU e comparecer com todos os documentos (http://migre.me/exjO4). Não demora muito para ficar pronto (acho que o meu demorou menos de 15 dias). Se você já tiver passaporte, verifique a validade (para a maioria dos países, o passaporte precisa ter validade de mais de 6 meses).
Depois, você precisa saber se o país para onde você irá precisa de visto. Para os EUA precisa (isso renderia outro post, que talvez eu faça um dia), para a Europa não precisa, se você for ficar menos de três meses.
O próximo passo é comprar as passagens, preparar o roteiro e reservar hotéis. Você pode fazer por agências ou por conta própria. Geralmente, por conta própria sai mais barato. Você também precisa fazer o seguro saúde. Para a Itália, Portugal e Espanha, você pode fazer o IB2, que é pelo INSS (não sei muito bem como funciona, porque nunca fiz); outra opção é fazer particular, daí geralmente você paga por dia; e a outra opção é fazer pela bandeira do cartão de crédito com o qual você comprou a passagem (ligue para a bandeira do seu cartão para se informar melhor).
Feito tudo isso, é só esperar chegar a viagem!
Mas as dicas continuam: verifique sempre quantas malas você pode levar e qual é o peso máximo. Na hora de fazer a mala, eu sempre faço um checklist para não esquecer de nada. Para fazer esse checklist, verifique como está o clima do lugar onde você vai. De qualquer jeito, é sempre bom levar algum casaco, uma roupa mais quentinha. Também é importante colocar identificação na mala e o endereço do local onde você vai ficar hospedado e deixar dentro dela uma cópia do seu passaporte. Se a sua mala for comum, que outras pessoas podem ter igual, vale a pena colocar algo que faça com que você a reconheça logo (tipo amarrar um laço) e para que outras pessoas não peguem sua mala por engano.
Quanto à mala de mão, verifique as regras do aeroporto (por exemplo, os líquidos que você pode levar são no máximo de 100ml e dentro de um saquinho). Leve sempre uma troca de roupa, caso sua mala seja extraviada, ou seu vôo cancelado, ou qualquer outro imprevisto. Coloque o passaporte em um lugar fácil de pegar, porque você vai precisar dele algumas vezes.
Depois de tudo isso, hora de ir ao aeroporto (coloque uma roupa confortável, afinal você ficará no avião por muitas horas). Para os vôos internacionais, você precisa chegar três horas antes e já pode fazer o check-in (verifique, pois se s polícia federal estiver em greve, é bom chegar com cinco horas de antecedência...). Uma dica que eu dou, é que se você for viajar sozinho, sente-se no corredor, assim não precisa ficar pedindo licença ou acordar a pessoa ao lado caso você queira ir ao banheiro, levantar ou tomar água. Depois, voçê pode entrar, passar no raio-x da mala de mão (uma dica é ir sem brincos, cinto, relógio, enfim, coisas que possam apitar, assim você passa mais rápido), e ver o duty free! Sempre compro uma garrafa de água, porque é útil no avião, já que eles só te dão copos e uma garrafinha é bem mais prático (ou você pode levar na mala de mão uma garrafinha vazia...).
E é isso! Ah, só mais uma coisa, guarde sua passagem e depois se cadastre no programa de milhas da companhia aérea, assim você pode conseguir descontos depois ou uma passagem de graça ;)
Espero que tenha sido útil! Boa viagem!!!

Nenhum comentário: